sábado, 4 de junho de 2016

História da Era Apostólica - Racionalismo


“Como apreciar os racionalistas que se orgulham de suas realizações terrestres, nas quais pretendem encontrar valores finais e definitivos?

– Quase sempre, os que se orgulham de alguma coisa caem no egoísmo isolacionista que os separa do plano universal, mas, os que amam o seu esforço nas realizações alheias ou a continuidade sagrada das obras dos outros, na sua atividade própria, jamais conservam pretensões descabidas e nunca restringem sua esfera de evolução, porquanto as energias profundas da espiritualidade lhes santificam os esforços sinceros, conduzindo-os aos grandes feitos através dos elevados caminhos da inspiração.”1

HAROLDO DUTRA DIAS

A Segunda Fase do estudo da vida de Jesus, resultado do Iluminismo, é marcada pelas características daquele movimento – Racionalismo, Empirismo, oposição aos dogmas da Igreja – e pode muito bem ser compreendida como a primeira etapa2 da abordagem científica dos textos bíblicos.

Albert Schweitzer3 divide esse período (Segunda Fase) em quatro etapas distintas: a) Inicial (H. S. Reimarus), 2a) Racionalismo primitivo (J. J.Hess, F.V. Reinhardt, J. A. Jakobi e J. G.Herder), 3a) Racionalismo pleno (H. E. G. Paulus, K. A. Hase, F. E. D. Schleiermacher), 4a) Final (David. F. Strauss). Os dois autores principais deste período, sem dúvida, são H. S. Reimarus e David F. Strauss, responsáveis pelo surgimento e pelo encerramento deste Movimento. 


Em edições anteriores, apresentamos um breve resumo da contribuição de Reimarus ao estudo dos textos evangélicos, salientando seu caráter inovador, em razão de ter adotado uma perspectiva puramente histórica no tratamento do tema, e destacando suas duas preciosas contribuições: a divisão metodológica entre o “Jesus histórico” e o “Cristo da fé”, e a proposição de que a pregação de Jesus só pode ser compreendida a partir do contexto da religião judaica do seu tempo.

Por outro lado, urge esclarecer que, simultaneamente ao lançamento dos “fragmentos de wolffenbüttel”,4 houve uma profusão de publicações conhecidas como “Vidas de Jesus do Racionalismo Primitivo” (2a etapa), sobre as quais discorreremos nesta edição.

O Racionalismo primitivo coloca-se entre o sobrenaturalismo ingênuo, que confia cegamente no dogma embora seja receptivo aos aspectos espirituais da vida, e o racionalismo pleno, que aceita apenas os aspectos racionais da religião com absoluta exclusão do elemento espiritual.

Na avaliação de Schweitzer, as melhores características do Racionalismo primitivo são a ingenuidade e a honestidade. É digno de nota o esboço desta etapa traçado pelo ilustre autor:5

As primeiras Vidas de Jesus racionalistas estão, de um ponto de vista estético, entre as menos agradáveis de todas as produções teológicas. O sentimentalismo de suas representações não tem limites. Sem limite também, e ainda mais inaceitável, é a falta de respeito para com a linguagem de Jesus. Ele tem que falar de uma forma racional e moderna, e portanto todas as suas falas são reproduzidas num estilo da mais polida modernidade. Nenhuma frase foi deixada como foi falada; todas elas são feitas em pedaços, parafraseadas, expandidas, e, algumas vezes, com o fim de torná-las realmente vívidas; elas são refundidas no molde do diálogo livremente inventado. Em todas estas Vidas de Jesus, nem uma só de suas falas mantém sua forma autêntica. E, no entanto, não podemos ser injustos com os seus autores. O que eles pretendiam era trazer Jesus para perto do próprio tempo deles, e assim fazendo tornaram-se os pioneiros do estudo histórico de Sua vida. Os defeitos de suas obras, em relação ao senso estético e ao fundo histórico, são suplantados pela atratividade do pensamento propositado e não preconceituoso que aqui desperta, espreguiça-se e começa a mover--se com liberdade.6

Os autores da Segunda Fase esforçam-se por libertar a mensagem do Cristo dos séculos de dogma e superstições que a encobriram. No entanto, a proposital exclusão do elemento espiritual bem como a confiança cega na incipiente ciência da época nos transmite a impressão de que houve apenas a troca do dogmatismo religioso pelo dogmatismo científico. 

Encerrando esse período, surge a figura de David F. Strauss, o mais renomado expoente do Racionalismo pleno. Na sua concepção, todos os elementos extraordinários da vida de Jesus devem ser categorizados à conta de mitos.

Partindo do estudo comparativo das religiões, Strauss procura identificar nas arrativas evangélicas grandes temas míticos, também presentes nas demais religiões do Orbe, imprimindo às suas avaliações um cunho fortemente psicológico.

A proliferação de biografias liberais de Jesus no século XIX, incluindo os nomes de David F. Strauss (1808-1874), de Ernest Renan (1823-1892), de H. H. Holtzmann (1832-1910) e de Johannes V. Weiss (1863-1914), revela que o ideal da objetividade e da isenção, tão proclamado pelo Racionalismo, nunca foi atingido.

Albert Schweitzer7 formula dura crítica à concepção que orientou a investigação realizada pelos autores do século XIX, revelando a fragilidade e a inconsistência das “vidas de Jesus” escritas no espírito do liberalismo da época. Ficou demonstrado que cada autor retratava Jesus à sua própria imagem.

O conhecimento desses fatos serve de alerta, sobretudo para os espíritas, competindo-nos examinar as pesquisas dos estudiosos do mundo com atenção e cuidado, mas sempre cotejando suas conclusões com a revelação espiritual. Em suma, urge reconhecer o cará caráter eminentemente subjetivo da ciência humana, ainda distante das equações definitivas no que respeita ao estudo dos textos sagrados.

Consoante às orientações do Benfeitor Emmanuel no lide deste artigo:


 [...] os que amam o seu esforço nas realizações alheias ou a continuidade sagrada das obras dos outros, na sua atividade própria, jamais conservam pretensões descabidas e nunca restringem sua esfera de evolução, porquanto as energias profundas da espiritualidade lhes santificam os esforços sinceros, conduzindo-os aos grandes feitos através dos elevados caminhos da inspiração.8

Assim, fugindo de toda extravagância intelectual, mantendo a humildade, vivenciando o ensino do Mestre, aprimorando a capacidade de análise através do estudo metódico e consistente, nos habilitamos ao recebimento da inspiração superior, que nos conduz, invariavelmente, ao porto seguro da verdade.

Fonte: Reformador Ano 125 / Dezembro, 2007 / N o 2.145

Referências:

1XAVIER, Francisco C. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 24. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003. Questão 203.
2A maior parte dos estudiosos do tema prefere chamar o período inaugurado por H. S. Reimarus de Primeira Fase, já que desconsideram toda a produção do supranaturalismo. Em certo sentido, estão corretos  já que não se pode falar em “busca do Jesus histórico”, antes do trabalho daquele autor. Todavia, como pretendemos traçar um esboço do estudo da figura de Jesus, em sentido amplo, preferimos incluir o período anterior ao Iluminismo.
3SCHWEITZER, Albert. A busca do Jesus histórico. São Paulo: Novo Século, 2003.32 478 Reformador • Dezembro 2007
4Nome dado aos sete fragmentos escritos por H. S. Reimarus, publicados por reformador dezembro 2007 - b.qxp 23/1/2008 14:15 Page 32 Gothold Ephraim Lessing, em 1778, na Alemanha.
5Albert Schweitzer (1875-1965) foi organista concertista de fama, teórico da música, pastor e pregador, professor de Teologia, diretor de um seminário teológico, médico, humanista, e ganhador do Prêmio Nobel da Paz.
6SCHWEITZER, Albert. A busca do Jesus histórico. São Paulo: Novo Século, 2003. Cap. III, p. 39.
8XAVIER, Francisco C. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 24. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003. Questão 203.



Leitura Recomendada:
  
História da Era Apostólica (SÉCULO I) – PARTE I
História da Era Apostólica (Século I) – Parte II
História da Era Apostólica - Supranaturalismo x Racionalismo
História da Era Apostólica - Novas perguntas
História da Era Apostólica Jesus – Governador Espiritual do Orbe
História da Era Apostólica - A fé transporta montanhas
História da Era Apostólica - As parábolas de Jesus
História da Era Apostólica - A crucificação de Jesus
História da Era Apostólica - O candidato a discípulo
História da Era Apostólica - Os alicerces da Igreja Cristã
História da Era Apostólica - A lição do arado
História da Era Apostólica - A preparação no deserto
História da Era Apostólica – O primeiro Mártir
História da Era Apostólica – No trato com a Revelação
História da Era Apostólica - A conversão de Saulo
História da Era Apostólica - Caminho para Deus
História da Era Apostólica - Síntese da Cronologia
História da Era Apostólica - Ainda a Síntese Cronológica
Profecias bíblicas
O Novo Testamento - Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário