quinta-feira, 4 de outubro de 2012

OS FLUIDOS SEGUNDO ANDRÉ LUIZ

FLUIDOS EM GERAL - Definimos o fluido, dessa ou daquela procedência, como sendo um corpo cujas moléculas cedem invariavelmente à mínima pressão, movendo-se entre si, quando retidas por um agente de contenção, ou separando-se, quando entregues a si mesmas. Temos assim, os fluidos líquidos, elásticos ou aeriformes e os outrora chamados fluidos imponderáveis, tidos como agentes dos fenômenos luminosos, caloríficos e outros mais.

FLUIDO VIVO - No plano espiritual, o homem desencarnado vai lidar, mais diretamente, com um fluido vivo e multiforme, estuante e inestancável, a nascer-lhe da própria alma, de vez que podemos defini-lo, até certo ponto, por subproduto do fluido cósmico, absorvido pela mente humana, em processo vitalista semelhante à respiração, pela qual a criatura assimila a força emanante do Criador, esparsa em todo o Cosmo, transubstanciando-a, sob a própria responsabilidade, para influenciar na Criação, a partir de si mesma.

Esse fluido é o seu próprio pensamento contínuo, gerando potenciais energéticos com que não havia sonhado. Decerto que na esfera nova de ação, a que se vê arrebatado pela morte, encontra a matéria conhecida no mundo, em nova escala vibratória. Elementos atômicos mais complicados e sutis, aquém do hidrogênio e além do urânio, em forma daquela em que se caracterizam na gleba planetária, engrandecem-lhe a série estequiogenética. O solo do mundo espiritual estruturado com semelhantes recursos, todos eles raiando na quintessência, corresponde ao peso específico do Espírito, e, detendo possibilidades e riquezas virtuais, espera por ele a fim de povoar-se de glória e beleza, porquanto, se o plano terrestre é o seio tépido da vida em que o princípio inteligente deve nascer, medrar, florir e amadurecer em energia consciente, o plano espiritual é a escola em que a alma se aperfeiçoará em trabalho de frutescência antes que possa desferir mais amplos vôos no rumo da Luz Eterna.

"A consciência, aprendendo a realizar complexas transubstanciações de força nas diversas linhas da Natureza, em se adaptando aos continentes da esfera extrafísica, passa a manobrar com os fenômenos de mentação e reflexão, de que o pensamento é a base fundamental."

PLASMA CRIADOR DA MENTE - É pelo fluido mental com qualidades magnéticas de indução que o progresso se faz notavelmente acelerado. Pela troca dos pensamentos de cultura e beleza, em dinâmica expansão, os grandes princípios da Religião e da Ciência, da Virtude e da Educação, da Industria e da Arte descem das Esferas Sublimes e impressionam a mente do homem, traçando-lhe profunda renovação ao corpo espiritual, a refletir-se no veículo físico que, gradativamente, se acomoda a novos hábitos. Épocas imensas despenderam o princípio inteligente para edificar os prodígios da sensação e do automatismo, do instinto e da inteligência rudimentar; entretanto, com a difusão do plasma criador oriundo da mente, em circuitos contínuos, consolida-se a reflexão avançada entre o 

Céu e a Terra, e os fluidos mentais ou pensamentos atuantes, no reino da alma, imprimem radicais transformações no veículo fisiopsicossomático, associando e desassociando civilizações numerosas para construí-las de novo, em que o homem, herdeiro da animalidade instintiva, continua, até hoje, no trabalho progressivo de sua própria elevação aos verdadeiros atributos da Humanidade.


Fonte: Livro "Evolução em Dois Mundos" - André Luiz/Chico Xavier/Waldo Vieira - Cap. XIII – Ed. FEB

Leitura Recomendada;
OS FLUIDOS (A GÊNESE, CAPÍTULO XIV)
OS CORPOS SUTIS NA OBRA DE KARDEC
O FLUIDO VITAL E O DUPLO ETÉRICO
DOS CORPOS ESPIRITUAIS (A VISÃO DE ANDRÉ LUIZ)
FLUIDO MENTAL - MATÉRIA MENTAL
FLUXO DO PENSAMENTO - LEIS DO CAMPO MENTAL
A “FREQÜÊNCIA” DOS PENSAMENTOS – CARLOS TORRES PASTORINO
O PODER DO PENSAMENTO
A VONTADE E O PODER DO MAGNETIZADOR
A FORÇA PSÍQUICA. OS FLUIDOS. O MAGNETISMO
O CORPO É UM REFLEXO DA MENTE
A DISCIPLINA DO PENSAMENTO E A REFORMA DO CARÁTER
O PENSAMENTO –“As Potências da Alma”
http://espiritaespiritismoberg.blogspot.com.br/2014/07/o-pensamento-as-potencias-da-alma.html

EVANDRO OLIVA - ANIMAIS TEM ALMA


Publicado los 2012/11/09 POR Malu Froes


Como Vezes E Preciso chocar parágrafo conscientizar ....
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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PALESTRA ESPÍRITA - JACOB MELO - MAGNETISMO E PASSES - TEORIA E PRÁTICA



Publicado em 03/09/2012 por PEspirita
Seminário Magnetismo e Passes - Teoria e Prática apresentado em Mar.2011 por Jacob Melo na instituição Faculdades Integradas Espírita.
As Faculdades Integradas Espírita (www.faculdadeespirita.com.br) é uma organização mantida pelo Instituto de Cultura Espírita do Paraná (ICEPA). O Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes localiza-se em Curitiba (PR), onde abriga a Direção Geral e os Conselhos Superiores, as Faculdades, a prefeitura e os setores administrativos.
Conheça o curso de Teologia Espírita da Faculdade Doutor Leocádio José Correa (FALEC - www.falec.br -- Curitiba-PR)
Reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) o curso de bacharelado em Teologia Espírita tem como proposta possibilitar o estudo sistemático e a pesquisa acadêmica da Doutrina dos Espíritos, dando seqüência ao esforço de quase 50 anos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE no sentido de consolidar no Brasil o Espiritismo como Ciência, Filosofia, e Religião.
Jacob Melo (Teresina-PI, 1952 - http://jacobmelo.webs.com) foi criado em lar espírita e sempre esteve vinculado aos grupos de estudos e de divulgação da Doutrina Espírita. Foi marcante sua presença na criação do Fórum Espírita de Natal (FOREN), evento de grande porte que dirigiu por 8 anos consecutivos. No embalo desses eventos, surgiu o GENE, uma organização que reunia os organizadores e dirigentes de grandes eventos doutrinários espíritas no Nordeste. Junto com amigos fundou em 1990 na cidade de Natal (RN) o Grupo Espírita Allan Kardec (GEAK), Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN), instituição da qual é dirigente. Com apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1992 publicou "O Passe -- Seu Estudo, Suas Técnicas, Sua Prática", seu primeiro livro. Foi um grande best-seller, com mais de 100.000 exemplares vendidos, e tornou-se referência para todo aquele que pretende estudar os passes e o Magnetismo.
O arquivo de áudio em formato MP3 está disponível em:
Palestra Espírita - Jacob Melo - Magnetismo e passes - Teoria e prática
http://www.4shared.com/mp3/RoETFU6m/137_-_Jacob_Melo_-_Magnetismo_.html


O Programa Palestra Espírita tem como propósito divulgar a Doutrina Espírita através de arquivos de vídeo de palestras postados no YouTube (www.youtube.com) e os arquivos de áudio da mesma palestra postados no 4Shared (www.4shared.com). Não há interesse financeiro algum ou vantagem material de qualquer natureza nesse trabalho, que é voluntário e abnegado. Espírita que assim possa dizer-se com dignidade, não explora o Espiritismo como negócio e nem faz dele um meio de vida ou fonte de renda. Pedidos de informações, perguntas, sugestões, esclarecimentos, etc., inclusive pedido de instruções para fazer download dos arquivos e gravação das palestras em CD ou DVD, podem ser encaminhados para o endereço de email palestra.espirita@gmail.com


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http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita

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Confederação Espírita Pan-Americana -- CEPA - http://www.cepainfo.org
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PALESTRA ESPÍRITA - JACOB MELO - PASSE - O MAGNETISMO ESPÍRITA - TEORIA E PRÁTICA



Publicado em 02/09/2012 por PEspirita

Palestra apresentada por Jacob Melo no II SIMESPE (Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas em Pernambuco - www.simespe.blogspot.com) promovido pelo Grupo Espírita Seara de Deus e realizado em Jul.2007 no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda-PE).
O Passe Espírita, assim como outras práticas semelhantes (Reiki, Johrei, benzimento da Mãe Menininha no Candomblé, benzimento da Vovó Cida na roça, benzimento com galhinhos de arruda na Umbanda, benzimento com ramos da Árvore Sagrada do Pajé Sapaim, etc.) tem no Magnetismo o princípio fundamental.
O SIMESPE é um dos principais eventos anuais do Movimento Espírita. Em Ago. 2012 foi realizada a 7ª. Edição com a presença de expositores notáveis como Divaldo Franco, Alberto Almeida, Haroldo Dutra. Esgotados com antecedência de meses todos os 2.400 ingressos do Teatro Guararapes e mais 800 lugares adicionais com telão no Auditório Tabocas.
Jacob Melo (Teresina-PI, 1952 - http://jacobmelo.webs.com) foi criado em lar espírita e sempre esteve vinculado aos grupos de estudos e de divulgação da Doutrina Espírita. Foi marcante sua presença na criação do Fórum Espírita de Natal (FOREN), evento de grande porte que dirigiu por 8 anos consecutivos. No embalo desses eventos, surgiu o GENE, uma organização que reunia os organizadores e dirigentes de grandes eventos doutrinários espíritas no Nordeste. Junto com amigos fundou em 1990 na cidade de Natal (RN) o Grupo Espírita Allan Kardec (GEAK), Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN), instituição da qual é dirigente. Com apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1992 publicou "O Passe -- Seu Estudo, Suas Técnicas, Sua Prática", seu primeiro livro. Foi um grande best-seller, com mais de 100.000 exemplares vendidos, e tornou-se referência para todo aquele que pretende estudar os passes e o Magnetismo.
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Palestra Espírita - Jacob Melo - Passe - O magnetismo espírita - Teoria e prática
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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VIDEO – JUSTIÇA DIVINA


Maisa Braga, Raul Teixeira,Alberto Alberto Alneida,Samuel Magalhaes,

Se a mediunidade e forma de espiação  porque  possuímos o livre-arbitrio?
Assaltantes podem ser utilizados pela justiça divina?
Como os nossos atos são julgados e quais podem ser as consequências?
O que acontece com o espírito missionário que sai do caminho previsto?
Quais as possibilidades espiatória além da encarnação?
Quanto tempo um espírito presisa ficar no  processo expiatório?

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VIDEO – MEDIUNIDADE l l l


Maisa Braga, Raul Teixeira,Alberto Alberto Alneida,Marcel Mariano,Samuel Magalhaes,

Quais são os sintomas que caracterizam a mediunidade ostensiva e em qual idade costumam aparecer?
- O médium que não exercita a mediunidade pode vir com desequilíbrio na próxima encarnação?
- Por quanto tempo um médium recebe mensagens imperfeitas até desenvolver completamente a psicografia?
- Uma percepção muito forte pode ser mediunidade?
- A mediunidade pode se manifestar num adulto?
- Como consolidar mediunidade e família?
- Qual a diferença entre psicografia e psicofonia?
- Como reativar uma mediunidade que foi trancada?

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BIOGRAFIA - MADRE TERESA DE CÁLCUTA


Eu vejo na atitude da querida Madre Teresa um antídoto contra o egoísmo humano: "Compartilhar o que quer que possuímos (amor, comida, afeto, agasalho, atenção...) é um ato de humanidade.

Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e doar-se. Madre Teresa não “sentia” o amor de Cristo e buscava a resposta de Deus o tempo todo, e poderia ter parado tudo por isso, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é a única coisa que quero. Este é um poderoso exemplo, e vamos lembrar que ela pregava primeiro amor, não a religião.”



Num Mundo onde impera o egoísmo temos a rica oportunidadede admirar o trabalho e saber um pouco de um ser que contagia com o seu imenso amor.

O amor, verdadeiro amor que faz da humildade instrumento para ajudar aos menos favorecidos pela vida. Madre Tereza é nosso espelho podemos dizer nosso ídolo, temos profunda admiração por este ser abençoado por DEUS. Que se preocupou, mais que isso, se ocupou em fazer de sua caminhada a luz que ilumina e conforta os corações sofridos,com tamanha generosidade e amor doação.



Em 27 de agosto de 1910, um dia especial nasce Agnese Gonxha Bojaxhin nada mais nada menos que Madre Tereza de Calcutá, em Skopje, cidade albanesa do Kossovo que alguns anos depois, passaria ao domínio da Iugoslávia. A menina veio ao mundo numa família católica, feliz e abastada.

Seu pai Nicola Bojaxhiu, um próspero comerciante formado em Farmácia sua mãe Drone, uma mulher jovem e bela. Tiveram 3 filhos, Lazar, Ágata e Agnese (Madre Teresa) que era chamada pela família "Gonxha" que em albanês significa "botão de Flor".
Agnese (MadreTeresa) seguiu a vida de religiosa influenciada por padres da região.
Ingressou aos 18 anos na Ordem Nossa Senhora de Loreto.Como freira adotou o nome de Madre Tereza de Calcutá.

Foi para um Mosteiro em Dublin, na Irlanda de lá enviada para India, na cidade de Calcutá, onde vestiu o hábito, em 1928.
Em 1931, passou a ensinar crianças bem-nascidas ministrando aulas
de História e Geografia, seguindo o lema:
" Educai a classe alta, que por sua vez ensinará a vida cristã aos pobres"
Em 1934, faz votos perpétuos na Congregação e torna-se Diretora do setor bengali da Universidade.

Em outubro de 1946, ao presenciar, durante uma viagem de trem, a mistura de homens e
amontoados, extremamente sujos e com odor desagradável, enquanto seguia a viagem Madre Teresa, tentava buscar uma resposta nos seus princípios religiosos uma explicação para tanta dor. Não ficava incomodada com a presença daqueles pobres miseráveis, embora estando acostumada a limpeza e higiene perfeita do Colégio de St. Mery's School, onde suas alunas estavam sempre bem vestidas e perfumadas.

Após rigorosa reflexão, Madre Teresa que sempre foi muito disciplinada e prudente, não se deixava levar pelo entusiasmo. Mas sabia no fundo de sua alma que teria uma missão a cumprir. Que após aquela viagem sua vida mudaria radicalmente. Teria um longo e difícil caminho a seguir. Porém tinha a certeza que Deus lhe daria força e fé para levar avante a sua missão. Após cumprir todos os tramites legais e providências jurídicas obteve a permissão para viver fora do convento. E ao constatar que poderia cumprir a sua missão de uma forma mais objetiva decidiu largar às aulas para dedicar-se exclusivamente aos pobres, observando de perto os sofrimentos de irmãos
menos abastados, os miseráveis.
EM 16 de agosto de 1948, Madre Teresa deixa o hábito de freira e abandona o Convento.

Um dia Madre Tereza, encontrou um bebê semimorto no lixo.
Aplicou-lhe respiração boca-a-boca. Disseram-lhe que a criança estava morta.
Porém ela não desistiu e quando o bebê deu sinal de vida, ela o apertou
contra o peito e gritou: "está vivo!" E o levou para casa.

Contagiou a muitos com o seu imenso amor...
Um casal a procurou e lhe entregou uma grande quantia em dinheiro.
Disseram-lhe que haviam se casado há dois dias. Resolveram não usar trajes de núpcias nem celebração e lhe trouxeram o dinheiro que seria gasto com o casamento. Nós a amamos muito e pensamos que seria lindo compartilhar o nosso amor
com os pobres que a senhora serve.
Houve um período em Calcutá que havia escasses de açucar, espalhou-se pela cidade que a Madre teresa não tinha açucar para seus orfãos. Certa noite chegou um casal com o seu filho de seis anos ele trazia nas mãos um vidrinho. Por uma semana havia se recusado a comer açucar para poder dá-lo aos menos afortunados que êle.
Um senhor chegou com seu filho pequeno. Disse-lhe que o menino gostava tanto dela que resolveu guardar a mesada para dar de presente aos pobres. Ele ficara tão sensibilizado com a atitude do filho, que decidira deixar de fumar e beber um mês
a economia se destinou a ela.

Alguns budistas japoneses souberam que a congregação de Madre Tereza jejuava toda primeira sexta feira do mês, para destinar aquela economia aos pobres. Imitaram o seu gesto tiveram a atitude de enviar a ela o resultado da sua arrecadação.
Com esta importância em dinheiro foi construído o primeiro andar da casa que tinha por objetivo abrigar meninas e mulheres libertas do cárcere.

Madre Tereza sempre enfatizou o valor e o poder da prece, dizia: Se orarmos seremos capazes de amar, e se amarmos seremos capazes de servir. Reze tal qual uma criança. Você deve se dirigir a DEUS como uma criança. Uma criança não tem dificuldade de expressar o que pensa em palavras simples, que dizem muito. Se uma criança ainda não foi desvirtuada e ainda não aprendeu a mentir, ela dirá tudo. É necessário apenas, aquela pequena elevação de mente a Deus

“Eu te amo, Deus eu confio em ti, eu preciso de ti agora”
Disse também : “Que todos deveríamos ajudar a um hindu, tornar-se um hindu melhor. Um muçulmano, a tornar-se um mulçumano melhor. Um católico a ser um católico melhor
assim por diante com outras religiões.”
O que ela quer nos dizer é que transformássemos a teoria em prática colocássemos o amor acima de tudo, porque somente o amor transforma .
Tudo o que fizermos com amor renderá bons frutos.

Quando viu fecharem-se as portas do conventos às suas costas experimentou um profundo sentimento de desorientação, viu-se sozinha nas ruas de Calcutá, foi tomada pela angústia, sozinha sem casa , dinheiro, trabalho sem saber onde dormir. Tinha apenas a permissão do Papa para viver temporariamente fora do convento, para fundar uma nova Congregação religiosa. Transferiu-se para Patna para fazer um curso de enfermagem, frequentou o curso durante quatro meses, onde aprendeu o que em geral se ensinam em um ano.
25 de dezembro de 1948, Madre Teresa começa oficialmente a sua nova missão a serviço dos mais pobres dentre os pobres, data que ela escolhera por ser aniversário de Cristo.

Chegando a Calcutá foi visitar uma favela que conhecia, Motijhil, para confraternizar-se no dia de Natal com as mulheres e crianças. Procurou um lugar para morar. Uma mulher alugou-lhe uma cabana muito pobre por cinco rupias por mês. Aquela foi a sua primeira casa. Na manhã seguinte já se ouvia a voz de Madre Teresa ensinando a cinco crianças as primeiras letras do alfabeto bengali. No quarto não havia móveis nem quadro negro. Com uma varinha a Madre escrevia as letras no chão de terra.
Até poucos meses antes Madre Teresa era a diretora da célebre High School ao lado da favela onde ela se encontrava agora.

E assim tudo começou. Com a ajuda de ex-alunas de famílias abastadas.
Desde então passou a recolher mendigos, doentes, crianças abandonadas,
drogados, alcoólatras velhinhos, aideticos e recuperar ex-presidiários. Ganhou notoriedade mundial por seu trabalho, que começou sem apoio financeiro, mas com ajuda de moças indianas. Elas assumiram quatro votos: pobreza, caridade, obediência e o principal deles, compaixão. Vestindo apenas saris indianos e sandálias.
Em l950 foi fundada a Ordem das Missionárias da Caridade.
Em 1952 Madre Teresa funda a sua primeira grande obra social em Nirmal

"Casa dos Moribundos" Apesar de difícil o caminho que escolheu, lutou com as armados amor e com muita determinação acabou por vencer. Houve momentos que ela pensou em desistir devido às perseguições, Pois muitos não entendem a nobreza de espírito de quem se dedica de corpo e alma à humanidade.
Certa feita em uma de suas meditações escreveu:
"Meu Deus, por livre escolha e por Teu amor, desejo permanecer aqui e fazer o que a Tua vontade exige de mim. Não! Não voltarei atrás. . A minha comunidade são os pobres. A tua segurança é a minha. A tua saúde é a minha. A minha casa é a casa dos pobres. Não apenas dos pobres, mas dos mais pobres dos pobres. Daqueles de quem as pessoas já não querem se aproximar, com medo do contágio e da sujeira, porque estão cobertos de micróbios e vermes. Daqueles que não vão rezar nos templos, porque não podem sair nus de casa. Daqueles que já não comem porque não têm forças para comer. Daqueles que se deixam cair pelas ruas, conscientes de que irão morrer e ao lado dos quais os vivos passam, sem lhes prestar atenção. Daqueles que já não choram, porque se lhes esgotaram as
lágrimas. Dos intocáveis."

Fonte: http://www.vanessagaia.com/2011/08/madre-tereza-de-calcuta-minha.html

Biografia
Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Embora ela tenha nascido a 26 de agosto, ela considerava o 27 de Agosto, o dia em que foi batizada, como o seu " verdadeiro aniversário".
Frequentou uma escola não católica.
Começou por fazer votos aos 18 anos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatíssima Virgem Maria), na Irlanda, onde pouco tempo viveu.

Servindo ao mundo
Já na Índia, ao serviço dessa congregação como professora, ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat. A princípio, ela teve alguns problemas de ordem religiosa, com alguns grupos que professavam uma outra fé, e conseqüentemente, uma outra religião e cultura, mas com o passar do tempo, todos foram notando, que ela tinha realmente boas intenções, e que sua obra tinha verdadeiramente um caráter nobre. Assim, ela começa a receber donativos de hindus, muçulmanos, budistas, etc. E assim também foi ocorrendo em relação às outras situações difíceis e problemáticas, tais como: crianças abandonadas, aidéticos, mulheres que haviam sido abusadas e engravidaram, leprosos...

Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Sri Lanka|Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga e falecida ela própria 6 dias antes, num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. Encontra-se sepultada em Motherhouse Convent, Calcutá, Bengala Ocidental na Índia. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.
Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Criou as missionárias da caridade, onde todas as freiras iriam ajudar não a ela, mas sim a todos os necessitados. Todos registrados.

A "noite escura" de Madre Teresa
Uma coleção de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro "Madre Teresa venha, seja minha luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram, segundo alguns, dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discussões sobre uma possível posição agnóstica.
Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956 escreveu: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."
Uma de suas cartas ao Padre Neuner dizia: "Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. - Pois agora acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e da dor de Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à disposição."
No entanto, o texto de suas cartas não deve afetar a campanha por sua santificação, já que a Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em relação a sua fé, como por exemplo São Tomé.

A crise espiritual
Segundo o postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escuridão interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas não conseguia sentir nada"[4] Este fenômeno é conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identificação com Deus.
Silêncio divino.

Bento XVI comentando as cartas disse que este silêncio serve para que os crentes percebam a situação daqueles que não acreditam em Deus. Falando sobre as experiências místicas da beata disse que "tudo aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".
Antídoto contra o sentimentalismo.
Kolodiejchuk enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos não puramente religiosos."

Deus Caritas Est
Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.[7]

Beatificação e canonização
Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, com a ocorrência de um milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que foi curada de um tumor no estômago de forma inexplicável e cuja cura foi atribuída a Madre Teresa. Segue em aberto o processo de sua canonização.
Presidente Reagan presenteando a Madre Teresa com Medalha Presidencial da Liberdade em 1985.
Selo alemão do aniversário centenário da Madre, em 2010.

Títulos e homenagens
Padma Shree - Índia, 1962.
Ramon Magsaysay Award Foundation - Filipinas, 1962.
Doutora honoris causa em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica do Sagrado Coração.
Prêmio Nobel para a Paz - 1979.
Medalha Presidencial da Liberdade - Estados Unidos, 1985.

Cinema e literatura
- Madre Teresa é o tema do filme-documentário (1969) e do livro Algo bonito por Deus (1971) de Malcolm Muggeridge.
- Madre Teresa: Em Nome dos Pobres de Deus é um filme de 1997 dirigido por Kevin Connor estrelado por Geraldine Chaplin. Ganhou em 1998 o prêmio Art Film Festival.
- A vida de Madre Teresa foi retratada em 2003 em minissérie de televisão italiana Madre Teresa, estrelada por Olivia Hussey como Madre Teresa. Posteriormente, foi lançado internacionalmente como um filme de televisão Madre Teresa de Calcutá e recebeu o Prêmio

Camie em 2007.
Fonte: Wikipédia



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HOMENAGEM AOS 39º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DA FRATERNIDADE LEOPOLDO MACHADO


Publicado em 30/09/2012 por Grupo Leopoldo Machado GFLM
É com muita alegria que convidamos todos vocês a assistirem a este vídeo en homenagem aos fundadores, trabalhadores e ao Patrono do Grupo da Fraternidade Leopoldo Machado.
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