quinta-feira, 14 de março de 2013

FALTA DE MERECIMENTO OU DE ESTUDO?


Yonara Rocha / EUA

Muito se fala no movimento espírita sobre o merecimento do paciente ou atendido nas Casas Espíritas, e eu gostaria de fazer uma reflexão a respeito deste assunto.

Será que Deus realmente escolhe quem tem merecimento ou não? Até que ponto, fisiologicamente falando, isso é possível?

No passe estamos atuando tanto no campo do perispírito como no físico, portanto, fica a questão: o que predominaria numa pessoa para ela receber uma cura dentro do que seria o seu merecimento: a estrutura do perispírito? Se sim, de que maneira isso se verificaria? O perispírito teria um escudo contra o magnetismo? Do outro lado temos visto casos em que ainda não conseguimos resultados positivos, mas será mesmo por causa da tão falada falta de merecimento do paciente? Eu questiono isso, porque quando algo não dá certo temos a mania de culpar os outros – e isso ainda é muito forte dentro de todos nós. Um exemplo disso temos quando várias pessoas sofrem de depressão no mundo, mas aqueles que se submetem ao tratamento de depressão pela técnica de Jacob Melo ficam curados. Por quê? Esses – e só esses – merecem a cura?

Alguém se dedicou, estudou, pesquisou a depressão pelo Magnetismo e conseguiu descobrir uma maneira de curá-la por seus mecanismos, de tal maneira que se isso não tivesse acontecido vários casos de depressão não solucionados decerto seriam creditados ao não merecimento do paciente.

O que mais me preocupa nessa questão do merecimento – ou da falta dele – é o acomodamento dos passistas que podem perder seus potenciais magnéticos, os quais são movidos pela vontade; quando eles suspeitam que talvez o paciente não mereça a cura, simplesmente se satisfazem. Seria diferente, em termos de doação e qualidade de fluidos, se eles acreditassem que todos são merecedores da cura. A postura do EU POSSO é essencial para um bom magnetizador, ele tem que acreditar em si mesmo, em sua força para fazer um bom atendimento magnético, pois se achar que está apenas submetido ao merecimento do paciente, logo desanimarão, perdendo o entusiasmo, o desejo da pesquisa, a vontade de se desenvolver mais e melhor. A consequência dessa postura leva à perda da oportunidade de conseguir descobrir a cura ou os meios de obtê-la.

Esse conceito é antigo no Movimento Espírita e em minha opinião precisa ser reavaliado. Estamos ainda começando a trabalhar com a ciência do Magnetismo e toda ciência deve evoluir. Os magnetizadores do passado nos deixaram a base e cabe a nós, os magnetizadores de hoje, levar essa ciência adiante, fazendo novas descobertas e pesquisas, aprofundando estudos e colhendo melhores resultados. Mas para conseguir isso devemos nos colocar na posição de aprendizes interessados e pesquisadores perseverantes. Não sabemos de tudo, ainda não conhecemos 100% do que o Magnetismo nos oferece e nem mesmo o que os magnetizadores de épocas remotas sabiam. Por isso, ainda não conseguimos a cura em determinadas situações e sobre certas patologias, não porque o paciente não merece e sim porque NÓS, os magnetizadores do hoje, AINDA não sabemos nos conduzir, magneticamente falando, como já seria de se esperar. Falta-nos, em muitas situações, eficácia no tato magnético, concentração no momento do passe, conhecimento fisiológico e fluídico mais aprimorados, tempo para atender aos pacientes de forma mais adequada e eficiente, conhecimento da qualidade no fluido doado, perseverança em todas as fases do que essa busca nos pede, etc..

O melhor que podemos fazer hoje não é O MELHOR QUE EXISTE PARA O PACIENTE, simplesmente é a nossa limitação; o paciente é merecedor de tudo de bom, inclusive da cura, e cabe a nós nos esforçarmos, através da prática e do estudo do Magnetismo, dar ao paciente o que ele realmente MERECE: a cura.

A Organização Mundial de Saúde diz que existem doentes e não doenças, e não poderia ser diferente no Magnetismo. Cada paciente é um universo fluídico a ser desvendado pelo passista. Existem regras básicas, mas também existem diferenciais que precisam ser analisados e descobertos. A Ciência médica até hoje busca compreender melhor essa máquina que é o corpo humano; quantas doenças a ciência não consegue curar!

Seria apenas por falta de merecimento do paciente ou ignorância da própria Medicina?  Quantos morreram no passado de doenças que são hoje completamente curáveis? No Magnetismo, o passista, além de conhecedor das funções do corpo humano precisa também conhecer o fator energético e descobrir onde está a falha energética no campo fluídico que gerou a doença no corpo físico; isso requer pesquisas, estudos, buscas incessantes. O Magnetismo já descobriu a cura de várias doenças, mas, assim como a ciência, ainda não descobriu a cura de tudo e isso não quer dizer que a cura seja impossível.

Ninguém evolui pela dor, ainda quando esta seja vista ou percebida como um chamado ao caminho do amor. Se a dor, por si só, gerasse evolução nos seres, não se apontariam tantos doentes revoltados exatamente por conta dela. Por conta da dor blasfemam contra Deus, mas Ele não castiga ninguém. Na realidade, a doença é uma consequência dos nossos atos e não um castigo; não sendo castigo ela pode ser curada sim. Por outro lado, a cura pode trazer ao paciente a oportunidade de renovação interior, pelo sentimento da gratidão – por sinal, o que importa na lei do progresso é a reforma íntima, pois o ser só progride de fato pela mudança positiva de comportamento.

Kardec (A Gênese, cap. 14, item 31) anotou:

"A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo está, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada, mas depende também da energia da vontade, que, quanto maior for, mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou espírito".

O que se depreende dessa afirmação é que existem vários fatores a determinar uma cura e não dá para se entender que o “merecimento” seja dos mais poderosos.

Temos visto muitos casos onde um passista não consegue resultados positivos e outro sim. O fluido de determinado magnetizador tem mais poder de ação em certas doenças do que outros e isso também é um fator importante no processo da cura. Devemos também levar em consideração essas e outras muitas variáveis antes de assumir que o Magnetismo não cura ou o paciente não tem merecimento.

Um bom magnetizador deve ter sempre em mente a máxima do Evangelho “o amor cobre uma imensidão de pecados”, portanto o amor pode ser considerado como o maior destruidor de não merecimentos.

Jornal Vortice ANO III, n.º 02, julho/2010   


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sábado, 9 de março de 2013

MAGNETIZAÇÃO ESPIRITUAL SERÁ COISA MÁGICA OU MARAVILHOSA?

Ana Vargas / RS

Desde que me interessei pelo estudo do passe e do Magnetismo ouço que existem três formas de magnetização: a humana, a espiritual e a mista. Dentre as muitas dúvidas nessa área, destaco uma: como se faz magnetização espiritual?

Há alguns dias convidaram-me para um evento comemorativo em uma instituição espírita, aqui no sul. Tudo ia muito bem até o término, quando a pessoa que dirigia, após a palestra, fez a seguinte declaração:  “Hoje, em virtude de um evento especial, a sessão de fluidoterapia será espiritual. Desejo que os senhores retornem aos seus lares em paz e muito obrigado pela presença de todos.”

Pisquei os olhos um pouco chocada, confesso. Por que me deu a impressão de que magnetização espiritual, no entendimento daquela pessoa, era sinônimo de não fazer nada e que as exigências comuns que se fazem para uma magnetização mista, são desnecessárias à espiritualidade.

Imaginei o trabalho que os espíritos teriam: sairiam correndo atrás de cada uma das cento e poucas pessoas presentes; na melhor das hipóteses, aplicariam passes pelas calçadas da cidade ou em automóveis com as pessoas, obviamente, na melhor das condições de assimilarem as energias, alguns fumando, outros brigando no trânsito, alguns debatendo o tema da palestra, enfim, mil coisas poderiam envolver aquelas pessoas.

Outra: será que a espiritualidade havia sido previamente avisada e assim teriam tido tempo de informar-se sobre as necessidades daquelas pessoas? Fosse como fosse, deduzi que o esforço deve ter sido grande. Fiquei pensando e buscando na memória algum referencial teórico para aquela situação. Não recordei ter encontrado relatos na literatura de fato semelhante. Já li diversos casos de atendimento magnético realizado pela espiritualidade, especialmente nas obras de André Luiz, e, aliás, eles são frequentes em toda literatura mediúnica. Porém, realizados em residências, em hospitais, sempre em situações que os espíritos que as executam são conhecedores das necessidades de seus assistidos. Se alguém já leu um caso de magnetização espiritual sério feito no modelo que presenciei, por favor, me avise e indique a obra, desde já agradeço.

Como de todo episódio se deve extrair uma lição, fui à busca de maiores e seguros detalhes sobre a prática da magnetização espiritual. Busquei Kardec e encontrei na Revista Espírita de 1865, interessante estudo intitulado “Cura de uma fratura pela magnetização espiritual”.  Recomendo leitura integral, é muito rico. Mas lá encontrei algumas coisinhas deveras interessantes, a saber: não foi nada milagroso; o espírito dominava conhecimento da medicina, tinha sido médico quando encarnado, e era conhecido da médium; indicou-lhe faixas e a colocação de um aparelho, depois realizou a magnetização espiritual, indicou repouso e deu orientações para que no dia seguinte se reunissem vários adeptos (entenda-se espíritas magnetizadores); um médium magnetizador colocou a enferma em estado sonambúlico e então o espírito do Dr. Demeure prosseguiu o atendimento; os assistentes presenciaram movimentos espontâneos do membro fraturado “quando se viu esse membro tomar insensivelmente, sob influência da atração magnética espiritual, diversas posições próprias para facilitar a redução da fratura. Parecia ser, então, o objeto de toques inteligentes, sobretudo no ponto onde deveria se efetuar a soldadura dos ossos; alongando-se em seguida sob a ação de trações longitudinais”. Após a magnetização, foi recomendada a recolocação das tiras e do aparelho. A enferma durante o trabalho, em estado sonambúlico, murmurava: 

“Não aperteis tão forte!... Vós me fazeis mal!” Ela se dirigia ao espírito que a atendia e reclamava de dor.

O texto esclarece que o magnetizador encarnado durante o trabalho parecia inativo, sua mão direita, apoiava-se sobre a espádua da sonâmbula, contribuía com sua parte no fenômeno, pela emissão de fluidos necessários à sua realização.

A enferma teve uma recaída, havendo deslocado a fratura em decorrência de má posição durante o sono comum. Foi acometida de febre. Nova reunião foi realizada, formaram uma cadeia magnética, a pedido dos Espíritos. Já sabemos que essa era uma prática comum dos magnetizadores contemporâneos de Kardec, a qual consistia na reunião de vários magnetizadores em torno do atendido, todos colaborando com a doação de energia, daí alguns usarem a expressão  corrente magnética.  Depois de vários passes e manifestações semelhantes à anterior o braço foi recolocado no lugar, não sem que a enferma suportasse sua cota de dor necessária.

Foram realizadas magnetizações espirituais nos moldes relatados em dias sucessivos. Aproximadamente em oito dias a fratura estava curada. Narra que na última sessão de magnetização espiritual, feita nos moldes acima, “ela tentou suas forças de mil modos; apresentando seu braço aos assistentes, fazendo os tocar as cicatrizes da soldadura dos ossos; ela lhes apertava a mão com força, anunciando-lhes com alegria a sua cura operada pelos bons Espíritos. Em seu despertar, vendo-se livre em todos seus movimentos, ela desmaiou, dominada por sua profunda emoção!...”

A explicação do fenômeno é breve e objetiva explicar o procedimento ordinário de magnetização realizado por um encarnado e comenta: “O Espírito não age de outro modo; sua ação fluídica se transmite de perispírito a perispírito, e deste para o corpo material. O estado de sonambulismo facilita consideravelmente essa ação, em consequência do desligamento perispiritual, que se identifica melhor com a natureza fluídica do Espírito, e sofre então a influência espiritual  elevada à sua maior força”.

Lido o texto da Revista Espírita de 1865, minhas dúvidas foram sanadas. Realmente, o mágico, o maravilhoso, o sobrenatural ainda dominam o pensamento de muitas pessoas. Não foi sem motivo que Kardec dedicou tantos capítulos em suas obras a combater essas ideias.

Jornal Vórtice ANO III, n.º 04, setembro/2010


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segunda-feira, 4 de março de 2013

ENSAIO TEÓRICO DAS CURAS INSTANTÂNEAS


Certas doenças têm sua causa original na própria alteração dos orgânicos; é a única que a ciência admitiu até hoje; e como ela não conhece para remediá-la senão as substâncias medicamentosas tangíveis, não compreende a ação de um fluido impalpável tendo por propulsor a vontade. No entanto, as curas magnéticas estão aí para provar que isso não é uma ilusão.

Na cura das doenças dessa natureza, pelo influxo fluídico, há substituição das moléculas orgânicas mórbidas por moléculas sadias; é a história de uma velha casa da qual se substituem as pedras carcomidas por boas pedras; sempre se tem a mesma casa, mas restaurada e consolidada. A torre Saint-Jacques e Notre-Dame de Paris acabam de sofrer um tratamento deste gênero.
A substância fluídica produz um efeito análogo ao da substância medicamentosa, com esta diferença de que sua penetração, sendo maior, em razão da tenuidade de seus princípios constituintes, ela age mais diretamente sobre as moléculas primárias do organismo que não podem fazê-lo as moléculas mais grosseiras das substâncias materiais. Em segundo lugar, sua eficácia é mais geral, sem ser universal, por que suas qualidades são modificáveis pelo pensamento, ao passo que as da matéria são fixas e invariáveis, e não podem se aplicar senão em casos determinados.

Tal é, em tese geral, o princípio sobre o qual repousam os tratamentos magnéticos. Acrescentamos sumariamente e por memória, não podendo aqui aprofundar o assunto, que a ação dos remédios homeopáticos em doses infinitesimais está fundada sobre o mesmo princípio; a substância medicamentosa sendo levada, pela divisão, ao estado atômico, adquire até um certo ponto as propriedades dos fluidos, menos, no entanto, o princípio anímico, que existe nos fluidos animalizados e lhes dá as qualidades especiais.

Em resumo, trata-se de reparar uma desordem orgânica pela introdução, na economia, de materiais sãos para substituir os materiais deteriorados. Esses materiais sãos podem ser fornecidos pelos medicamentos comuns em natureza; por esses mesmos medicamentos no estado de divisão homeopática; enfim, pelo fluido magnético, que não é outra do que a matéria espiritualizada. São três modos de reparação, ou melhor, de introdução e de assimilação dos elementos reparadores; todos os três estão igualmente na Natureza, e têm sua utilidade segundo os casos especiais, o que explica porque um triunfa onde outra fracassa, porque haveria parcialidade em negar os serviços prestados pela medicina comum. São, em nossa opinião, três ramos da arte de curar destinados a se suprirem e a se completarem segundo a circunstância, mas dos quais nenhum está fundado em se crer a panacéia universal do gênero humano.

REVISTA ESPÍRITA, março de 1868

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sábado, 2 de março de 2013

ESPIRITÍSTA

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